Entre os 11 e 14 anos, fazemos parte do Ramo Escoteiro!
Somos quatro patrulhas de 5 a 8 jovens, que juntas formam uma tropa.
Trabalhamos a aventura, através da vida ao ar livre. O programa educativo visa aumentar os conhecimentos e a autoconfiança. Na tropa Escoteira aprendemos a conviver em equipe, a respeitar a natureza, e muitas outra coisas necessárias para a nossa faixa etária.
Cada patrulha tem como símbolo o nome de um animal, seu próprio bastão e bandeirola, onde gravamos lembranças marcantes de nossas experiências juntos.
Elegemos um monitor, que fica como responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação de sua patrulha e é ajudado pelo sub-monitor. A patrulha pode fazer suas próprias atividades como ir ao cinema, sair para jogar algo, passeios ao ar livre, acampamentos, etc.
Além disso, também nos reunimos em nosso Conselho de Tropa e Corte de Honra para decidirmos de forma democrática o andamento da nossa tropa e nossos irmãos escoteiros.
Atividades como acampamentos e excursões fazem parte da nossa vivência no Ramo Escoteiro, sempre com o acompanhamento de adultos. Com nosso lema “Sempre Alerta”, estamos interessados em descobrir coisas novas, ampliar nossos horizontes, exercer nossa cidadania e estar cercados de amigos.
Antes de completar 15 anos, passamos por um período de transição em que nos adaptamos à realidade do Ramo Sênior, e nos despedimos da tropa escoteira com a Cerimônia de Passagem.
A Aventura Escoteira
No Ramo Escoteiro você realiza tantas atividades que anotar todas elas facilita bastante na hora de conquistar sua Lis de Ouro (É o distintivo de grau máximo do Ramo Escoteiro)! Para isso, você tem duas ferramentas bem simples à sua disposição: o mapa de progressão e o aplicativo de Progressão do Ramo Escoteiro – os dois servem para marcar as atividades realizadas durante sua “Aventura Escoteira”. Confira o tutorial do mAPPa Jovem aqui.
Cada item que você completa significa que você está um passo mais perto do distintivo de Escoteiro Lis de Ouro. E não é só isso, você mostra para seu chefe e amigos o quanto você é responsável e capaz de se virar em todo tipo de situação; ao ver você se desenvolvendo tão rapidamente, seus companheiros de patrulha vão querer o mesmo e você vai poder ajudá-los! Deixe seu chefe por dentro de todas as suas conquistas: ele poderá dar uma mãozinha quando você precisar.
Além do trajeto que está no mapa, você vai precisar tirar pelo menos uma Insígnia de Interesse Especial, ter o cordão de eficiência vermelho e branco, ter 10 noites de acampamento com sua patrulha ou tropa e conquistar uma das Insígnias da Modalidade do Ramo Escoteiro. Mas esteja “Sempre Alerta”, depois de tudo isso, você ainda precisa de uma indicação da Corte de Honra e do escotista. Conquistar a Lis de Ouro mostra que você se divertiu muito, mas também se desenvolveu demais. Mãos à obra, escoteiro?
Movimento Escoteiro: Ramo Escoteiro
O Ramo Escoteiro reúne jovens entre 11 e 14 anos, que juntos formam pequenas patrulhas. Além de trabalhar em equipe e entender a importância de respeitar a natureza, eles aprendem diversas coisas que os deixam mais confiantes e decididos
Lis de Ouro
É o distintivo de grau máximo do Ramo Escoteiro e para condecorar um jovem que atenda a todos os requisitos é necessária a recomendação da Corte de Honra e da Chefia da Tropa Escoteira, a aprovação da Diretoria do Grupo Escoteiro (ou Unidade Escoteira Autônoma) e a homologação pela Diretoria Regional. O distintivo e o certificado é enviado/emitido pela Diretoria Executiva Nacional.
Quais são os requisitos para a conquista da Lis de Ouro?
• Tenha realizado a totalidade das atividades previstas no Guia da Aventura Escoteira - Rumo e Travessia;
• Possuir o Cordão Vermelho e Branco;
• Possuir uma das seguintes Insígnias de Interesse Especial do Ramo Escoteiro: Insígnia Mundial do Meio Ambiente, Insígnia da Lusofonia, Insígnia Cone Sul ou Insígnia da Ação Comunitária;
• Possuir pelo menos 10 noites de acampamento, como Escoteiro, com sua Patrulha ou Tropa Escoteira;
• Possuir a Insígnia da sua respectiva modalidade (Aviador, Grumete e Explorador), do Ramo Escoteiro.
Como é este distintivo?
É um distintivo em forma de elipse, com eixos horizontal e vertical medindo, respectivamente, 5 cm e 6 cm, debruada em ouro, bordado sobre tecido azul; o interior da elipse é ocupado pelo desenho de uma Flor de Lis, também bordado em ouro sobre fundo azul.
Onde costurar?
Este distintivo deve ser usado na manga direita da camisa, abaixo do distintivo de patrulha.
Chefia da Tropa Escoteira "Touro"
Gustavo Massi Leão
Chefe da Tropa Escoteira
Luciano de Sousa Tavares
Assistente
Janete da Costa Miranda
Assistente
Luiz Otávio Netto Sá Fortes
Assistente