Participação dos pais
Os pais ou responsáveis são sempre bem-vindos!
Mais do que poder acompanhar a realização das atividades, os pais devem estar envolvidos no cotidiano escoteiro de seu filho. É importante estar por dentro de suas conquistas, de seus desafios, de como anda seu desenvolvimento. Esse tipo de participação é fundamental para que o escotismo traga benefícios reais para os jovens.
São bastante comuns os relatos de pais ou professores que percebem mudanças significativas no comportamento das crianças, adolescentes e jovens. Por meio das atividades que exigem concentração e esforço, de ações comunitárias e de um conjunto de valores que envolvem a lealdade, cortesia e educação, desenvolvemos a autonomia, a integração social, além do conceito de cidadania. Crianças e jovens inseguros ou tímidos acabam conquistando mais autoconfiança por meio desses estímulos emocionais e físicos. Esse impacto é reforçado com o apoio dos pais, com seu envolvimento na progressão pessoal dos jovens e pelo esforço em repercutir os valores do Escotismo no dia-a-dia familiar.
Prezamos o respeito, incentivando uma cultura de paz para que, assim, possamos entregar pessoas melhores à comunidade.
Muitos pais atuam como pais de apoio, auxiliando em algumas ocasiões específicas. As funções são simples e bastante diversas: dar uma mãozinha na cozinha, ajudar no transporte e logística para atividades externas, auxiliar em campanhas financeiras do grupo, fotografar atividades, organizar as cantinas das tropas entre outras.
Sem idade máxima para entrar no Movimento Escoteiro, muitos pais acabam se encantando por esse universo e se tornam voluntários registrados. Conheça mais e venha para esta grande fraternidade mundial.