Entre os 6,5 e os 10 anos, somos lobinhos!
Aprendemos muito sobre a vida em meio à natureza, a viver em grupo e desenvolver nossa autonomia.
O lema do Lobinho é "O Melhor Possível" e nesse ramo trabalha-se o lúdico, utilizando como fundo de cena a História do Livro da Jângal (de Rudyard Kipling - Mowgli, o menino lobo), e é o que inspira a organização do Ramo Lobinho - juntos formamos uma alcateia, que é dividida em pequenos grupos de 4 a 6 crianças chamados matilhas.
O lobo é o animal símbolo de todas as Matilhas. Cada Matilha possui um jovem líder, chamado Primo ou Prima que é auxiliado e substituído, em suas ausências, por outro lobinho (a), denominado de Segundo (a). Ambos são eleitos pela própria Matilha. Uma Alcateia completa deve contar com, no máximo, quatro Matilhas.
O adulto responsável pelo ramo é chamado de Akelá e seus assistentes são chamados de Baloo, Baguera, Kaa e outros nomes representados no Livro da Jângal.
Temos nossa própria lei, a Lei do Lobinho. Mas é necessário mesmo ter uma Lei?
Imagine a bagunça que seria em sua casa, em sua escola, na Alcateia, se não existissem regras e cada um fizesse o que bem entendesse. Nem os jogos e as brincadeiras dariam certo, concorda?
Antes que possamos completar 11 anos, somos encaminhados para o Ramo Escoteiro. Nesse período, é feita uma Cerimônia de Passagem para que possamos nos despedir da alcateia.
Se você quer fazer parte desta grande família de lobinhos, entre em contato conosco!
Agora os lobinhos do Movimento Escoteiro podem fazer o acompanhamento de sua progressão pessoal de forma simples e rápida através do aplicativo mAPPa Jovem. O aplicativo permite um controle detalhado da progressão pessoal dos jovens. Confira o tutorial aqui.
Movimento Escoteiro: Ramo Lobinho
O Ramo Lobinho reúne crianças entre 6,5 e 10 anos, realizando atividades com ênfase educativa na socialização. No Movimento Escoteiro, os lobinhos fazem amigos, se divertem muito e começam a aprender a importância do trabalho em equipe
Cruzeiro do Sul
É o distintivo de grau máximo do Ramo Lobinho e para condecorar uma criança que atenda a todos os requisitos é necessária a aprovação da Diretoria do Grupo Escoteiro (ou Unidade Escoteira Autônoma) e a homologação pela Diretoria Regional. O distintivo e o certificado é enviado/emitido pela Diretoria Executiva Nacional.
Quais são os requisitos para a conquista do Cruzeiro do Sul?
• Tenha conquistado todas as atividades previstas no 2º Guia do Caminho da Jângal;
• Tenha participado de, no mínimo, três acampamentos ou acantonamentos;
• Tenha conquistado, no mínimo, cinco especialidades em pelo menos três ramos de conhecimentos diferentes;
• Tenha conquistado uma das quatro Insígnias de Interesse Especial do Ramo Lobinho: Insígnia Mundial Escoteira de Meio Ambiente, ou a Insígnia da Lusofonia, ou Insígnia do Cone Sul, ou a Insígnia da Boa Ação;
• Seja recomendado pelos Velhos Lobos e pela Roca de Conselho por ser um Lobinho dedicado, frequente às atividades da Alcateia e cumpridor da Lei e Promessa do Lobinho.
Como é este distintivo?
É um distintivo redondo de tecido azul marinho com 4,5 cm de diâmetro, debruado em amarelo, tendo ao centro o Cruzeiro do Sul, também bordado em amarelo
Onde costurar?
O distintivo deve ser colocado na manga direita da camisa.
Chefia da Alcateia "Guarás da Serra"
Juliana Lepsch Bull Massi Leão
Chefe Ramo Lobinho (Akelá)
Juliana Menezes Koeler Abelheira
Assistente (Hathi)
Helber da Silva Mattos
Assistente (Bagheera)
Mariana Rodrigues da Silva Alves
Assistente (Kaa)
Marcelo Eli Sved
Assistente