top of page

O que é o Escotismo

É muito comum nos perguntarem como funciona esta "escola"... O Escotismo não é uma escola!

O Escotismo é considerando uma educação não formal.

Educação não formal é aquela que se aprende no cotidiano, na relação com diferentes pessoas, pela experiência e em espaços fora da escola, em locais informais, onde há processos de interação e intencionalidade na ação, na participação, na aprendizagem e na transmissão e troca de saberes, portanto, o Movimento Escoteiro se caracteriza como uma modalidade de educação não formal. Abre possibilidades de conhecimento sobre o mundo que rodeia os indivíduos e suas relações sociais. O Escotismo se destacou por seu método simples de conduzir o jovem a aprender fazendo, individualmente e também sob o regime de patrulhas ou trabalho coletivo, atividades manuais que despertassem o potencial artístico, o amor pela natureza e o desenvolvimento do autogoverno (autocontrole/autodisciplina).

Nesse sentido, o Escotismo é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e se configura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. Sua principal característica é se tratar de um movimento que envolve as famílias em seu dia a dia.  

De uma forma mais precisa e detalhada, trata-se de um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.


O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.


É verdadeiramente no grupo escoteiro que o Escotismo acontece. Os jovens são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase. O Programa Educativo ainda se preocupa em estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.

Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

O que é o escotismo: Sobre
bottom of page